segunda-feira, 25 de julho de 2011

Salsichas Enroladas em Couve Lombarda

Uma refeição saborosa e económica.
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Ingredientes:
8 salsichas frescas
1 couve lombarda
4 fatias de bacon ou metade de 1 chouriço de carne partido ás rodelas
1 cebola
1 dente de alho
4 cravinhos de cabecinha
1 dl de azeite
1 bom tomate maduro ou 4 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 dl de vinho branco
1,5 dl de caldo de carne ou água
Sal e pimenta
Preparação:
Arranja-se a couve, separando as folhas inteiras (duas por cada salsicha), lavam-se bem e fervem-se durante cinco minutos num tacho com água. Retiram-se uma a uma, para uma travessa e deixam-se arrefecer.
Estende-se sobre uma superficie lisa e limpa, duas folhas de couve e sobre estas uma salsicha. Enrola-se de modo que a salsicha fique bem embrulhada. Segura-se com dois palitos, atravessando um em cada ponta.



Num tacho largo, deita-se a cebola, o alho bem picadinhos, os cravinhos e o azeite. Leva-se ao lume para alourar um pouco, junta-se o tomate sem peles nem grainhas, (se utilizar a polpa, é conveniente dissolver no vinho branco) e o bacon ou chouriço. Um pouco depois, colocam-se os enrolados de salsichas sobre o refogado, bem aconchegados para caberem todos. Rega-se com o vinho branco e com o caldo de carne ou água. Tempera-se com sal e pimenta.

Deixa-se estufar durante + ou - 45 minutos, dependendo da couve ser mais ou menos rija. A meio da cozedura com muito cuidado viram-se, para que todos cozam da mesma forma e ganhem o mesmo sabor. Rectifica-se o tempero.
Serve-se acompanhado a gosto, com batatas fritas, ou puré de batata, ou arroz branco, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário